24/09/12

Biscoitos Nesfit

 Nesfit é uma marca da Nestlé bastante focada em bem estar e saudabilidade. Recentemente a marca - até então famosa pelos cereais matinais que certamente já passaram pela casa de todo mundo - ganhou alguns novos produtos que muitos de vocês também já devem ter visto por aí. Uma estratégia de posicionamento da marca diante do constante aumento da demanda por produtos mais saudáveis, certamente. Mas duas perguntas não querem calar: 1) São bons? 2) São realmente mais saudáveis do que os produtos convencionais? Veremos.


 Foram lançados os seguintes sabores de biscoitos: original, morango e cereais, leite e mel, integral, gergelim, coco, centeio, aveia e mel e cacau com cereais. Alguns deles possuem versões tradicionais (leite e mel, coco e aveia e mel), portanto optei por testar o sabor cacau com aveia.

 A embalagem contém 200g e saiu por R$2,90 - um pouco mais caro do que os biscoitos convencionais, mas nada fora dos valores praticados na categoria.
 Respondendo a primeira pergunta, os biscoitos são realmente saborosos e, além de ser possível sentir o sabor do cacau, a quantidade de cereais é significativa. Nesse critério o produto foi aprovado, destacando-se dos concorrentes "cookies integrais" com aparência (e muitas vezes sabor) de ração animal.

 Resta saber se os biscoitos Nesfit são realmente mais saudáveis do que os biscoitos convencionais. Para isso, comparei as informações nutricionais das versões comuns Nestlé e suas respectivas versões Nesfit nas tabelas abaixo. Vem comigo:

Primeira comparação: Biscoito Leite e Mel Nestlé X Biscoito Leite e Mel Nesfit

Resultado Nesfit:
  • Mesma quantidade de calorias!
  • 0,1g a mais de proteínas.
  • 0,1g a mais de gorduras totais.
  • 0,1g a mais de fibra alimentar (cerca de 7,7%)
  • 7mg a menos de sódio.

Segunda comparação: Biscoito Nestlé Coco X Biscoito Nesfit Coco

Resultado Nesfit:
  • Apenas 1kcal a menos.
  • 1g de carboidratos a menos.
  • Mesma quantidade de gorduras totais.
  • 0,2g a mais de fibra alimentar (cerca de 15%)
  • 24mg a mais de sódio (38%)

Terceira comparação: Biscoito Nestlé Aveia e Mel X Biscoito Nesfit Aveia e Mel

Resultado Nesfit:
  • Valores nutricionais idênticos.

 Após a análise, surgem algumas dúvidas: Por qual motivo uma linha de produtos que possui valores nutricionais tão semelhantes e até mesmo iguais aos convencionais é comunicada como "light" e "saudável"? Será mesmo que o slogan "Sentir-se em forma ficou mais gostoso" realmente se aplica a essa linha de produtos? O que justifica o preço mais alto? Basta adicionar um pouco de fibra alimentar e chamar o produto de saudável e leve? Fico pensando em quantas pessoas deixaram ou deixarão de comprar biscoitos convencionais por acreditarem estar adquirindo um produto com valores nutricionais realmente diferenciados, sem saber que estão na verdade ingerindo produtos muitíssimo semelhantes.

 Outra coisa me chamou a atenção: no site da Nestlé - diferente de todos os demais produtos - não constam as informações nutricionais da maioria dos biscoitos da linha Nesfit. Eu mesmo tive que comprar todos os produtos da linha para poder disponibilizar as informações para vocês. Existiria alguma razão em especial para isso?

 Tudo isso me fez pensar que talvez exista uma razão para os tais biscoitos não possuirem as características comuns dos produtos "light". No final das contas, estamos falando de produtos realmente muito semelhantes. Um alerta a todos que estão começando a dieta nessa segunda-feira, não é mesmo?

 Pra mim, a linha de biscoitos Nesfit está mais para Nesfat. Pronto, falei.

UPDATE 25/09/12: Recebemos algumas mensagens de leitores dizendo que os produtos em questão migraram do portfólio de produtos convencionais da Nestlé para Nesfit em virtude do início da utilização de farinha integral em suas receitas, e que por esse motivo nossa interpretação talvez estivesse sendo injusta ou precipitada.

Gostaria de prestar alguns esclarecimentos:

 Primeiramente, para que possamos entender as alterações às quais os produtos foram submetidos, é necessário esclarecer o que são alimentos integrais. Alimentos integrais são aqueles que não passaram pelo processo de refinamento, ou seja, não sofreram alteração em sua estrutura. Seus grãos são completos, ricos em nutrientes: vitaminas, minerais e fibras. Garantir a integralidade dos alimentos é garantir o saudável que existe neles. Dessa forma, a utilização de farinha integral não torna um produto mais leve, torna-o mais nutritivo. Todas as demais características do produto permanecem inalteradas.

 Em segundo lugar, não houve comunicação da alteração de portfólio dos produtos, e sim de um lançamento. Essa informação pode ser confirmada no próprio site da Abras (associação brasileira de supermercados) que cita "Um bom exemplo é a empreitada da Nestlé, que lançou em agosto a linha de biscoitos Nesfit, utilizando-se do apelo de vida saudável presente em sua tradicional marca de cereais.'

 Dessa forma, a comunicação utilizada pela Nestlé sugere aos consumidores que ao adquirir um biscoito da linha Nesfit estarão adquirindo outro produto - mais leve e balanceado - por mais que os valores nutricionais sejam praticamente idênticos aos dos produtos convencionais.

 Vejam abaixo o comunicado enviado pela Nestlé a respeito do lançamento dos novos produtos da linha Nesfit:

"A família NESFIT® cresceu e agora oferece também opções para o lanche entre as refeições. Chega ao mercado a linha de biscoitos NESFIT®, com variedades que equilibram ingredientes importantes, como os grãos integrais, sem abrir mão da qualidade e do sabor. 

Feitos com cereal integral, os novos biscoitos são fontes de fibras, além de possuírem teores reduzidos de gorduras saturadas, 0% de gordura trans e não conterem corantes artificiais em sua formulação. 
Os biscoitos estão disponíveis em 10 variedades, sendo cinco doces: Cacau & Cereais, Morango & Cereais, Aveia & Mel, Leite & Mel e Coco, e cinco salgados: Integral, Centeio e Gergelim, além de duas variedades em embalagens individuais com seispacotinhos de três biscoitos: 3 Cereais e Original. "

 A versão convencional dos biscoitos também era fonte de fibras, a diferença entre ambos é de apenas 15%. A versão convencional também não possuía gordura trans, o que também não representa diferencial algum. Será mesmo que eles entendem a não utilização de corantes artificiais como um diferencial que justifica toda essa nova comunicação do produto? Francamente, espero que não.

 Gostaria de deixar claro também que não tenho absolutamente nada contra a empresa Nestlé, até por quê quem acompanha o NaDespensa.com sabe quantos produtos da marca são testados (e continuarão sendo testados) por aqui, sempre da forma mais transparente possível. O que está sendo abordado aqui é nada mais, nada menos, do que a estratégia de Marketing utilizada pela empresa para promover os novos produtos ou a possível migração dos produtos convencionais para um novo portfólio da linha Nesfit. Caso a empresa tenha algo a dizer a respeito em sua defesa, será um prazer publicar por aqui.

26 comentários:

Alessandra Tofoli disse...

Ótimo post, muito obrigada por compartilhar.
Abraços,

Anônimo disse...

Impressionante como somos enganados assim na cara dura.

Paty

Anônimo disse...

A comparação deixou bastante claro o quanto pagamos a mais por nenhum benefício!

Anônimo disse...

fiquei de queixo caído!!! isso mostra a importância não apenas de ler a embalagem do produto mas tb compará-lo com seu "primo gordo". nesse caso o primo um é o primo gordo e o outro primo obeso! #NESTLEFAIL

Larissa disse...

Na semana passada, compre a versão 3 cereais, o antigo "combina com". Não sabiam que tinham mudado o nome, mas comprei na ilusão de que fosse algo diferente, mas é a mesmíssima coisa. Agora, após essa comparação que você fez, fica aquela sensação de que nós, consumidores,mais uma vez fomos ludibriados. Enfim, coisas do mercado.Eu ainda prefiro o passatempo, o negresco velho de guerra. Sei que faz mal, mas como pouco e não passo vontade! rs

gabrii disse...

Olá!!!
Venha fazer parte do movimento # Por uma cozinha mais divertida!
www.phant.com.br

Aline Lazari disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkk
nesfat adorei!!
auhauahuahauhaua
bem observado! :D

Lua Fernandes disse...

nossa fiquei chocada... somos palhaços!!!

Cíntia Milanese disse...

Pior que se você visitar a blogosfera light, tá todo mundo falando desse biscoito... que coisa, não?

Um abraço e obrigada por compartilhar.

leila diniz (blog vitrine @ugust@) disse...

. excelente análise Pedro!
. uma amiga indicou seu link no facebook e vim conhecer, interessante, vou até colocar no meu blogroll.
. um abraço. fique com DEUS. leila.

Anônimo disse...

Erraram a mão aí heim!

Turquezza disse...

Eu também olho tudo antes de comprar.
A quantidade de gorduras é praticamente igual nos dois.
Pouquíssima diferença nos outros ingredientes.
Não acho que seja light.
Obrigada pela informação.

Bernardo disse...

A análise é válida, mas cabe um esclarecimento. Os biscoitos acima relatados (aveia e mel, leite e mel, por exemplo) já existiam antes da expansão da linha Nesfit. Com a expansão da linha surgiram os sabores de morango e cacau. Estes biscoitos são naturalmente mais saudáveis. Com a linha Nesfit eles só receberam uma espécie de carimbo, confirmando o ideal da linha de oferecer produtos mais saudáveis. Não é enganação, é apenas um produto sendo levado de uma categoria à outra.

Biessa disse...

Ótimo post. Sempre leio os rotulos, odeio ser feita de otária!

Mas o biscoito nesfit salgado, tipo club social, eu achei melhor que os outros convencionais... tem menos gorduras e calorias, eu acho

Gabriel disse...

Olá, bom dia!

Falo como administrador e comprador de produtos da Nestlé, portanto tenho acesso aos catálogos dos produtos.

A pesquisa realizada não é (para mim) novidade, e faço esse comentário não para desmerecê-los, longe disso, mas para chamar a atenção para o seguinte fato:

No próprio catálogo de compra da Nestlé consta, ao lado das fotos dos produtos Nesfit a seguinte anotação: Mesmo produto [...] novo apelo!

E digo mais: Funciona. Registramos um aumento de aproximadamente 30% das vendas pela simples atribuição da ideia de que o produto é mais saudável.

Cabe então ressaltar que cabe ao consumidor ter um pouco de "malícia" comercial e estar atento a essa fantasia que algumas indústrias tentam agregar a seus produtos.

eimamae disse...

ótimos post!Temos que ficar atentos a esses produtos que se dizem light e que não passam de propaganda para comprarmos cada vez mais.Eu leio os rótulos sempre, é a melhor dica!

Nadia Cozzi disse...

A mentira já começa no 0% de gordura trans veja os ingredientes do biscoito Nestlé aveia e mel, é bom conferir sempre os ingredientes, pois as tabelas falam sobre uma porção pequena onde não aparece o mínimo de gordura trans, aqui presentes na margarina e na própria gordura vegetal além dos aromatizantes e emulsificantes.
Ingredientes:
Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, margarina, gordura vegetal, mel, amido, leite em pó integral, sal, fermento químico bicarbonato de amônio, bicarbonato de sódio e pirofosfato ácido sódio, aromatizante e emulsificante lecitina de soja.
CONTÉM GLÚTEN.

Claudia Victória disse...

OI!
Mandou super bem!!!
Isso aí!
Eu já tinha feito essa comparação, eu compro porque achei gostoso e não me dá a mínima consciência pesada comprar do de coco cheio de açuquinhas por exemplo, as calorias são praticamente as mesmas!!!
AMei o post e amei a atualização q fez depois dos outros virem falar o q não entendem!
Bjs
http://momentosdemodaebeleza.blogspot.com.br/
Vou recomendar o post no meu blog e no meu face

Anônimo disse...

eu achava que o biscoito nesfit era realmente mais saudável, parei de comprar os convencionais e passei a dar esses pro meu filho achando que eram melhores, fico muito chateada em saber que somos enganados assim na cara dura!!!

Adelaide BM disse...

Toda população realmente e usada por essas empresas grandes e sem escrúpulos para enganar o consumidor "Bolacha Nesfit, uma grande mentira"; ainda bem q o pais ta acordando, chega de encanações !!!

Vitor Souza disse...

Pessoal, essa explicação sobre alimentos integrais está incompleta, segue uma explicação mais adequada e o motivo de, mesmo com quantidade identica de calorias, o alimento integral é mais saudável e favorece o emagrecimento:

"O carboidrato refinado (presente no pão branco, nos biscoitos e no arroz branco) e o simples (como açúcar e mel) são campeões em aumentar sua fome. Ao serem ingeridos, o organismo libera rapidamente altas doses de insulina para manter o índice de glicose no sangue sob controle. E esse processo manda o apetite para as alturas. Além disso, alimentos como esses — que liberam altos índices de açúcar no sangue — são um dos principais responsáveis pelo diabetes tipo 2, que pode ser evitado adotando hábitos alimentares saudáveis. "Para despistar a fome, nutrir seu organismo e se deliciar com as refeições, adote os integrais", diz Cleide Guimarães, do Vigilantes. Troque o arroz branco pelo integral, adote pão integral, de centeio, aveia ou de fibras e deixe de lado o pão francês ou o pão de fôrma tradicional"

Anônimo disse...

Eu adorei vc abriu meu olho, eu acrecentei na minha dieta acreditando que estava mim ajudando estava mim engordando.xallllllll.

Unknown disse...

PARABÉNS PELO BLOGG, SUAS OBSERVAÇÕES SÃO BASTANTE PERTINENTES. SÃO INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA UMA CONSEGUIR CONQUISTAR UMA BOA NUTRIÇÃO.

Larissa Dourado disse...

Só acrescentando uma coisinha. O nesfit integral na verdade NÃO É INTEGRAL, já que reparei que em sua composição consta farinha de trigo integral e farinha de trigo!!
Os alimentos ditos integrais só podem conter farinha de trigo integral!!

Anônimo disse...

Todo alimento integral tb possui farinha refinada!!

Pamela Sensato disse...

Olha a matéria ficou super interessante...gostei mas ainda continuou comento Nesfit adoro e não engordo não, pelo contrário eliminei 10 quilos ........

Beijos
==> Pâm Focada na Dieta

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...